terça-feira, 23 de março de 2010

Vazamento enxuto



Pouco se publicou sobre o derramamento de óleo sobre um rio em Riachão do Jacuípe, ocorrido na última Terça-Feira. Os sites dos jornais A Tarde e o Correio* publicaram algumas notas sem destaque sobre o acontecimento, enfatizando o impacto ocorrido pela mortandade de peixes no rio, sem nem ao menos chegar a um número em comum (um acredita em 10 mil, outro informou que seriam 3 mil peixes mortos).
Uma tragédia ambiental desta natureza merecia ao menos uma foto, ausente nos dois veículos, que se contentaram em informar que a empresa causadora do acidente já tinha se encarregado de retirar o óleo do local. Uma pena que os maiores jornais da Bahia não tenham recursos para enviar seus jornalistas a uma cidade a menos de 200km de Salvador. Tempo de vacas magras - perceptível pelo conteúdo, enxuto cada vez mais, ou melhor, conciso.

Ps. Saiu um artigo no portal Ecodebate sobre o licenciamento ambiental de localização da Bahia Mineração, mineradora que atua na região de Caetité. Apesar de um tom partidário, o artigo alerta para o impacto do licenciamento para as comunidades tradicionais da região. Nenhuma nota encontrada sobre nos jornais locais.

Nenhum comentário: