domingo, 14 de março de 2010

Alta radiotividade



Debate com a sociedade. Foi o que se propôs a fazer o Jornal A Tarde diante da possibilidade da instalação de uma central no nuclear na Bahia. E devo admiti-lo que o fez bem. O jornal construiu um panorama da energia nuclear no país, mesclando a profundidade do jornal impresso e a interatividade típica (e digna) da internet .

A edição impressa trouxe quatro páginas sobre o tema, com informações advindas principalmente de um debate promovido pelo Grupo A Tarde. E, apesar de trazer os prós e os contras ao longo das reportagens, a chamada de capa deixa claro a posição do veículo (Usinas nucleares no Nordeste vão criar 7 mil empregos).


No A Tarde Online há um vídeo do debate - um pouco longo para internet, com 53 minutos, sem nenhuma versão curta -, um infográfico interessante (um recurso legal ainda pouco explorado pelos lados de cá), uma das matérias (a de capa do impresso, significativa escolha) e uma enquete (o "contra" a instalação está ganhando até o momento).

Apesar de utilizar como fontes apenas especialistas, a cobertura especial foi um avanço do jornal não somente na cobertura ambiental mas também no processo de construção com a sociedade. O A Tarde fez a tentativa de debater com a sociedade as consequencias de tais projeto, e acreditem, já é um grande passo.




Nenhum comentário: