quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Água contaminada, cobertura rasa



O Correio* online divulgou agora pouco a presença de radioatividade na água da região de Caetité. O consumo de água está suspenso na região. A região é rica em urânio, exportando o minério até mesmo para outros países. A exploração das minas, feita pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil), já foi suspensa pelo Ministério Público no passado, devido a irregularidades com a segurança da região além de já ter ocorrido vazamento de solvente orgânico com urânio.

O interessante é que apesar de ser divulgada hoje a notícia é antiga. Dando uma rápida buscazinha online no A tarde e no Correio* é notável o número de reportagens que noticiam análises que deram o mesmo resultado (segundo uma matéria do A Tarde a análise é feita trimestralmente).

Aliás, o Greenpeace denunciou em Outubro de 2008 que o nível de radiação encontrado nos poços de água seriam até sete vezes acima do permitido pela Organização Mundial de Sáude.

Nenhuma das reportagens feitas aponta a causa da contaminação e muito menosas consequências para a população da região. Dá a impressão que toda vez que os poços são analisados (e consequentemente, é dectado a contaminação) os jornais publicam a mesma coisa, sem nem ao menos se dar ao trabalho de acompanhar o caso e verificar mais ao fundo. Muitas matérias, poucas palavras.


Matérias Online


Correio*


Ps. Acho que prefiria o Correio quando ainda era da Bahia, pelo menos haviam reportagens.

2 comentários:

Unknown disse...

vc eh excelente...
as criticas são bem feitas
precisa só um pouco mais chegar na "forma" ideal em que algumas coisas devem ser desenvolvidas

Unknown disse...

e a paralela...?