sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Defendendo os remendos


O site meu mundo sustentável, lançou um manifesto em homenagem ao conserto. É, isso mesmo. Aquele famoso remendo, digno dos retalhos que nossas avós adoram fazer. A motivação é simples: quanto mais os nossos utensílios durarem, menos consumiremos recursos naturais que prejudicam o planeta. :)


Em tempos de capitalismo selvagem, onde ser "ecologicamente correto" pode bem significar ter uma coleção de ecobags em casa, uma campanha corajosa. O mote "não recicle, conserte" não deixa de ser muito interessante também . Veja alguns trechos do post:


"Consertar significa ter a oportunidade de dar a seu produto uma segunda vida. Não descarte, costure! Não jogue fora, emende! Consertar não é ser anti-consumismo. É evitar que coisas sejam descartadas sem necessidade."


"Consertar – mesmo em tempos de fartura! Se você pensa que esse manifesto é por causa da recessão, esqueça. Isso não é sobre dinheiro, é sobre mentalidade"


"Fazer o produto mais robusto não vai matar você. Cada vez que consertamos alguma coisa, nós acrescentamos a ela potencial, história, alma e beleza."


"Consertar é um desafio criativo. Fazer consertos é bom para a imaginação. Usando novas técnicas, ferramentas e materiais proporcionamos um destino melhor do que o simples fim."


Quer mais motivos que estes?




Ah, é claro, ainda existe o primo do conserto, o famoso armengue, como o que ilustra este post.

Um comentário:

Jana Santana disse...

Um manifesto realmente mto interessante! Consertar é bom pro nosso bolso e pro meio-ambiente. :D